Perfil do Brasileiro na Internet

Card image cap

*Área geográfica

Urbano – 95%

Rural – 5%
*Faixa Etária

De 10 a 15 anos – 10,3%

De 16 a 24 anos – 24,8%

De 25 a 34 anos – 28,4%

De 34 a 44 anos – 16,1%

De 45 a 59 anos – 15,2%

60 anos ou mais – 5,3%
*Sexo

Masculino – 47,2%

Feminino – 52,8%
*Classe Social

AB – 31,3%

C – 49,9%

DE – 21,6%
*Escolaridade

Analfabeto/Educação Infantil – 0,8%

Ensino Fundamental – 28,5%

Ensino Médio – 49,1%

Ensino Superior – 21,6%
*Meios de Acesso

Desktop – 37,2%

Laptop – 38,1%

Tablet – 16,7%

Celular – 90%

Videogame – 6,6%

TV – 11,8%
*INSIGHTS

-Os dados evidenciam uma concentração na proporção de internautas nas 3 primeiras faixas etárias (10 e 34 anos), que representam 63,5% da amostra pesquisada.

-O número de internautas tende a ser inversamente proporcional à idade dos mesmos.

-Com respeito ao sexo, há um certo equilíbrio com uma ligeira tendência às mulheres (52,8%).

-Com relação à classe socioeconômica, há uma concentração na classe C (49,9%), seguidos pelas classes AB (31,3%) e DE (21,6%).

-A maior parte se encontra no Ensino Médio (49,1%).

-Nota-se uma clara preferência pelo uso de celular, utilizado por 90% dos internautas.

-Os resultados evidenciam que pouco mais de um terço desses internautas (35%) possuem níveis de habilidades digitais restritos, implicando em uso esporádico desse recurso tecnológico e, portanto, reduzindo as chances desse usuário aproveitar dos potenciais benefícios e oportunidades da Internet.

-Os brasileiros podem ser diferenciados em quatro grupos de competências digitais: (i) instrumentais; (ii) interativas; (iii) limitadas; e (iv) amplas, com maior concentração no grupo de habilidades limitadas. Os integrantes do grupo de habilidade instrumental caracterizam-se por possuírem maiores níveis de habilidades relacionadas às atividades de busca de informação e educação e trabalho, atividades essas de maior capital-enhacing. Eles tendem a acessar a Internet por meio de diversos dispositivos (desktops, laptops e celulares), são majoritariamente do sexo feminino, pertencentes a classes sociais de maior nível educacional e com idade variando entre 16 e 44 anos. Em linhas gerais, os resultados sugerem que os integrantes desse grupo utilizam a Internet como ferramenta para fins pessoais, profissionais e educacionais.

-Os usuários do grupo de habilidades interativas se caracterizam por terem maiores níveis de habilidades de criação de conteúdo e multimídia. Os membros desse grupo tendem a pertencer a uma faixa etária mais jovem (entre 10 a 24 anos), utilizam Internet preferencialmente do celular, além de serem majoritariamente das classes C e DE e do sexo masculino. Os usuários do grupo amplo apresentam o maior nível de habilidade digital em todos os seis domínios analisados, enquanto que os usuários limitados possuem o perfil oposto, isto é, menor nível de habilidade digital. Em ambos os grupos, a classe social é o principal fator de discriminação, no qual membros das classes C e DE (de menor instrução) tendem a apresentar perfil de habilidades restritas e limitadas, enquanto membros das classes AB tendem a ter habilidades digitais amplas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *