5 Dicas para criar uma boa estratégia de Link Building

Link Builnd é referência em compartilhamento
Nós entendemos o Link Building assim.

No mundo do SEO, há muitas estratégias e formas de trabalhar, entre elas a aquisição de links, tecnicamente chamada de link building, que para muitos especialistas em SEO podem ser considerados a parte mais importante para começar a crescer nas posições dos resultados de pesquisa do Google, no entanto, para outros, essa prática também pode ser contraproducente.

Para dar uma ideia do que estamos falando, vamos resumir um pouco sobre o que é SEO (você pode ler mais sobre SEO em nosso artigo O que é SEO?).

O posicionamento na Web é uma estratégia na mídia digital, que consiste em criar um site para ocupar as primeiras posições em cada pesquisa que um usuário faz em um dos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo, Duck Duck Go, etc.

Essa estratégia de mídia digital consiste em várias etapas e fatores, entre os quais os mais conhecidos e até importantes: análise de palavras-chave, otimização de conteúdo, otimização técnica e criação de links ou aquisição de links.

O que é a aquisição de links ou link building?
A aquisição de links, é adquirir que outros sites (sejam blogs, fóruns, diretórios, notícias, wikis ou outros) referenciem você, ou seja, que eles coloquem um link para as páginas do seu site, porém existem formas diferentes. Para conseguir isso de acordo com os critérios de alguns especialistas em SEO, todos precisam cumprir certas regras padrão que darão um melhor resultado em termos de qualidade do trabalho.

Agora, deixando de lado as razões e fundamentos do porque ou não usar estratégias de link building, e partindo da idéia de “não importa o que você faz, o que importa é que você faz bem”, aqui vamos deixar 5 dicas que são extremamente importante ao lançar uma estratégia de link building para sua campanha de SEO. Let’s go!

  • Os links devem ser naturais
    Devido às constantes mudanças nos algoritmos do Google, um link não pode ser artificial, ou seja, os links comprados ou adquiridos à força podem ser prejudiciais ao SEO, por isso muitos especialistas em SEO recomendam a criação de um bom conteúdo que os encoraje a serem compartilhados em outros blogs naturalmente.
  • Uso excessivo de palavras-chave exatas
    O uso excessivo de palavras-chave exatas nos links (texto âncora, palavra-chave) pode resultar em que o conteúdo no qual o link está incluído possa ser otimizado, até mesmo alarmando os sistemas de monitoramento do Google, sendo possível uma penalidade que incluiria até mesmo o Retirada total do site nos resultados da pesquisa. Para evitar isso, é recomendável que o conteúdo em que estamos vinculados não tenha a palavra-chave exata repetida várias vezes, melhor se o texto for algo mais natural.
  • Melhores links dofollow que nofollow
    Existem 2 tipos de links, o dofollow e o nofollow, com os links dofollow, você estará dizendo ao Google para seguir esse link, ao invés disso, com o nofollow ele é impedido de seguir esse link.

É necessário mencionar que cada site possui algumas métricas, que são um tipo de pontuação que é atribuída de acordo com a qualidade, idade e importância do site, portanto, cada vez que um site se vincula a outro, isso passa uma certa parte dessa autoridade, daí a importância do link building para muitos especialistas em SEO.

  • Freqüência de link natural
    Muitos acreditam que fazer link building é obter links, sem ter nenhum controle, no entanto, a realidade é que isso pode ser muito prejudicial para o site funcionar, já que o natural é que você obtenha links progressivamente , de forma natural e espontânea, e não ter 100 links de uma só vez, com isso, a única coisa que vamos conseguir é fazer com que os alarmes do Google saltem e coloquem os olhos no nosso site.
  • Use apenas sites de qualidade e seguros
    A aquisição de links deve ser apenas de sites seguros e de qualidade, então saber diferenciar os sites é algo importante, por exemplo, um fator para determinar se um site que nos linka é de qualidade, é a relevância, se o tema do site é o mesmo ou relacionado ao site para vincular.

Sites pornográficos, vírus, vulneráveis ou qualquer conteúdo semelhante a estes, pode ser muito negativo, melhor evitá-los.

Como você pode ver, essas 5 dicas são apenas alguns dos fatores a serem considerados para empreender uma estratégia de construção de links eficaz e de qualidade, há muitos outros, nós convidamos você a procurar informações sobre isso, há muito a aprender na Internet sobre Estratégias de mídia digital.

E você? Você tem outras idéias? O que você acha dessas 5 dicas? Adoraríamos receber seu feedback aqui nos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *