5 Dicas para melhorar o posicionamento

Person with a light bulb head standing out illustration Free Vector
Sair na frente essa é a idéia principal

Muitas pessoas acreditam que aplicar SEO é difícil, mas isso não é tão verdade. As configurações básicas de SEO são muito fáceis de implementar e, às vezes, isso é tudo o que você precisa fazer para obter a maior
exposição nos principais mecanismos de pesquisa. Porém a nossa proposta é te apresentar um pouco do que utilizamos no dia-a-dia para melhorar o posicionamento dos nossos clientes nos buscadores.

1. A otimização de títulos, URL e descrições:

Sale comic page design with discount symbols flat isolated vector illustration Free Vector
Chamadas arrasadoras


Esta é provavelmente a dica mais antiga da indústria de SEO, mas ainda é a mais importante. Dê uma olhada nos exemplos abaixo:

Faça-se as seguintes perguntas:
– Qual deles é mais descritivo?
– Qual deles é mais cativante e amigável para o usuário?
– Qual deles dá uma boa ideia do que é o site sem clicar nele?
– Se você viu ambos sites nos resultados de pesquisa, qual você escolheria?

Tenho certeza de que o primeiro exemplo é sua resposta às perguntas acima e isso é esperado porque apresenta coisas como:
• Um título único e significativo.
• Uma descrição cativante.
• Uma URL bem formatada.

Examine seu site com este raciocínio e se houver espaço para melhorias nos seus títulos e descrições, esta é sua primeira prioridade e um ótimo primeiro passo para obter melhores classificações.

Os títulos e as descrições das páginas são exibidos nos resultados da pesquisa. Portanto, aproveite esta oportunidade e “anuncie” seu website para os usuários potenciais da melhor maneira possível.

Ok, o que foi apresentado é uma ótima dica, mas e o diferencial que dissemos? Nós consideremos a ação proposta, importante, porém mecânica pois não houve a seguinte consideração: Quais são as frases e comentários mais repetidos entre o grupo ou comunidade de potenciais clientes? Que tipo de perguntas normalmente fazem? Quais as palavras e frases com maior repetição? Essas perguntas ajudam a encontrar padrões de comunicação que fazem com que sua ação fale a mesma lingua deles.

2. Fornecer conteúdo útil e novo

Worker reading news with tablet Free Photo
Prender a atenção do usuário, esse é o objetivo

Uma das razões pelas quais você tem um site ou blog é para fornecer conteúdo com o objetivo de criar um público, manter seus leitores atuais satisfeitos ou conquistar novos clientes.

Por conteúdo, queremos dizer qualquer coisa, desde artigos, vídeos, infográficos, apresentações de slides, músicas, comentários, críticas ou qualquer outra coisa que seja adequada a sua área de trabalho.
Se o seu conteúdo é estático, antigo ou desatualizado, muito provavelmente seus visitantes irão embora rapidamente e nunca mais voltarão.
Qual é a sua primeira reação quando você visita um site com conteúdo desatualizado? É exatamente a mesma reação que os usuários têm quando visitam seu website.

Há alguns anos, costumávamos dizer aos nossos clientes que a atualização do conteúdo não era um fator de SEO muito importante, mas isso mudou com o tempo devido à concorrência.
Há uma grande concorrência em cada palavra-chave (tag) que você pesquisa e os sites que têm conteúdo mais útil e atualizado, têm maiores chances de vencer a corrida.

Isso significa que você precisa postar novos conteúdos diariamente? Não necessariamente, sua estratégia de publicação também depende de diversos fatores.

Em nosso trabalho diário e em pesquisas comportamentais, o que conseguimos identificar é que o conteúdo desejado pelo grupo ou comunidade interessados no produto e/ou serviço que você oferece normalmente aparece em redes sociais, principalmente youtube.

Colectamos vários comentários, dos mais diversos segmentos e utilizando um software de inteligência artificial, que nós mesmos criamos, segmentamos de maneira que facilita a obtenção de insights para a criação de conteúdo útil e novo, conseguindo melhorar o posicionamento da web.

3. Cuidado com o tempo de carregamento do seu site

Money background design Free Vector
Tempo é dinheiro

Se esta é a primeira vez que você está lendo que a velocidade da página é importante para SEO, após a leitura deste post, você deve fazer o que for necessário para melhorar o tempo de carregamento do seu site.
Se você já leu sobre isso antes e ainda não fez nada a respeito, está cometendo um grande erro.

Por que a velocidade de carregamento do meu site é importante? Para responder essa pergunta temos as seguintes informações:
a) A velocidade da página é um fator de classificação de SEO: Se você tem dois sites semelhantes e um é mais rápido do que o outro, você pode esperar que ele também se classifique mais alto (desde que as outras coisas sejam iguais).
b) Sites mais rápidos geram mais conversões: Isso significa mais vendas, mais assinantes e mais cliques em seus anúncios (se você estiver usando Adsense).
c) Mais visualizações de páginas: quando um site é carregado rapidamente, os usuários provavelmente visitarão mais de uma página antes de sair.
d) Como você pode melhorar a velocidade do seu site? Eu sei que não é uma tarefa fácil, especialmente se você não é uma pessoa com conhecimento técnico, mas é importante lidar com a velocidade da página
sem mais atrasos.

Ao trabalhar com clientes, a velocidade da página dos websites está entre as primeiras coisas que manipulamos e os resultados em termos de conversões são às vezes imediatos.
Se você não puder contratar um especialista em SEO ou um desenvolvedor para acelerar o carregamento de seu site, o que você pode fazer é o seguinte:
• Remover imagens grandes (que ocupam muito espaço).
• Remova os arquivos JavaScript desnecessários.
• Use sprites (um objeto gráfico bi ou tridimensional que se move numa tela sem deixar traços de sua passagem) em vez de imagens pequenas, com o objetivo de minimizar redirecionamentos http.
• Mover teu site para um provedor de hospedagem mais rápido.
• Use um serviço de Content Delivery Network (CDN).
• Use os recursos do Google para obter mais dicas e ferramentas que melhorem a velocidade do teu site.

4. Verifique de que seu site é compatível com dispositivos móveis

Os dispositivos móveis são a tecnologia da vez

Existem muitas razões pelas quais o seu site deve ser compatível com dispositivos móveis.
Em primeiro lugar, é o fato de que a maioria dos usuários é proveniente de dispositivos móveis. Se você consultar seus relatórios do Google Analytics e, especialmente, o relatório “Mobile Overview” (Visão geral sobre dispositivos móveis), você perceberá que mais de 70% do tráfego é proveniente de dispositivos móveis.
Isso significa que, se seu site não estiver otimizado para visualização em dispositivos móveis, essas pessoas deixarão seu website e provavelmente nunca mais voltarão.

Em segundo lugar, o Google introduziu um “mobile-first index” (primeiro índice móvel), que é usado para indexar sites para telefone. Gradualmente, este índice móvel servirá todos os usuários que interatuam
através dos seus telefones.
Se o seu site não for compatível com dispositivos móveis, ele não fará parte do índice para dispositivos móveis do Google, o que significa uma enorme perdida no tráfego.

O que você deveria fazer? Aqui deixamos três etapas simples:

#1 – Teste seu website com o “Google Mobile Friendly Test” (Teste Amigável para celular feito pelo Google) e tente implementar as recomendações do próprio para tornar seu website otimizado para telefones.

# 2 – Verifique de que o conteúdo exibido para usuários de dispositivos móveis seja o mesmo (ou semelhante) do conteúdo que você tem na versão do computador. Isso inclui conteúdo, imagens e links. Se você já tem um site responsivo(websites renderizados em uma grande variedade de dispositivos e tamanhos de janelas), isso não deve ser um problema.

# 3 – Teste seu site com o “Google mobile speed test” (Teste de velocidade do Google para telefone). Eu mencionei acima que a velocidade é importante para o SEO, portanto, para os sites em telefones também é algo essencial.

Meça quanto tempo leva para carregar seu website em conexões móveis normais (3G) e tome todas as ações necessárias para melhorar a velocidade o máximo possível.

5. Melhore a performance com o Google Search Tools

Ser humilde e aceitar que o Google já fez por você

Registre seu site com as ferramentas de webmasters do Google e Bing:
Não ter seu site registrado com as ferramentas de webmaster é como dirigir com os olhos fechados, aqui nesta última dica estamos lidando com o “EGO”.
Isso é um fato, e não consigo pensar em nenhuma razão válida para que você não aproveite a infinidade de informações fornecidas pelo Google e pelo Bing.

Algumas pessoas acreditam que, ao não registrar seu website no Google, você pode “ocultar” itens deles, passar despercebido e chegar ao topo dos resultados da pesquisa. Este não é um jogo de ‘esconde-esconde’, bons rankings só podem ser alcançados se você seguir métodos e técnicas válidas.
Para que conste: Google já sabe tudo o que precisa saber sobre o seu site, com ou sem enviá-lo para as ferramentas do Google para webmasters.
Depois de passar pelo processo de registro e realizar algumas configurações básicas, você será notificado se houver um problema com seu website e também começará a analisar alguns fatos interessantes sobre o seu site, como:
• Número de páginas de índice (Index pages).
• Número de links para o seu site a partir de outro site.
• Consultas de pesquisa.
• Erros de rastreamento que ocorrem quando um mecanismo de pesquisa tenta acessar uma página em seu site, mas falha.
• Número de links internos.

Conclusão:
As 5 dicas acima são simples, mas ao mesmo tempo também são muito importantes. Se você tiver um blog, uma loja de comércio eletrônico ou um site voltado para conteúdo e não estiver obtendo tráfego dos mecanismos de pesquisa, então você precisa garantir que implementou as 5 dicas
acima corretamente.